in ,

Avenida de Isabel dos Santos

opulência
Não sejas parvo. Este é, claramente(?) um exercício de ficção.

Foi em ambiente de pompa que o ministro do Trabalho e Segurança Interna, José Manuel Ventura, rebatizou a Avenida da Associação Empresarial de Portugal (ou Avenida AEP), como Avenida de Isabel dos Santos, empresária de alcance internacional, investidora sustentável e forte contribuidora para o sucesso económico de Portugal. A avenida é uma via urbana, sobejamente conhecida dos portuenses e matosinhenses, sendo uma via estruturante do trânsito entre a Circunvalação e a via de cintura interna, unindo cidades e populações, é facilitadora de comércio e desenvolvimento.

Por razões de saúde e agenda, Isabel dos Santos fez-se representar pela sua única filha, também ela destacada figura do jetset internacional e empresária de sucesso. Foi de forma pungente que transmitiu a reação emocionada da senhora sua mãe ao ter conhecimento da notícia, tendo posteriormente feito um curto périplo pelos muitos contributos da empresária para a economia nacional. De forma algo surpreendente, anunciou estar a trabalhar com os municípios de Porto e Matosinhos para a revitalização das áreas comerciais em torno da Rotunda Liberal (ainda conhecida por rotunda dos Produtos Estrela), encerradas após a confisco dos espaços pela entretanto extinta Autoridade Tributária, na sequência das multas e indemnizações aplicadas aos grupos económicos que as detinham por fraude fiscal e corrupção generalizada.

O edil de Matosinhos saudou a forma como a empresária continuou a cuidar por Portugal, e sobretudo o norte do país, apesar das ações difamatórias de que foi alvo no final da primeira década do século XXI. O presidente da câmara do Porto, elogiou o trabalho realizado por Isabel dos Santos para a aprovação em Portugal do estatuto do trabalhador migrante e de como esta legislação tornou possível manter a dignidade dos nossos idosos e incapazes, sem diluir a matriz sócio-moral da nação.

João de Chagas (http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt)

Praça Arco-íris

Testado cerca das 14h00 do dia 31 de agosto de 2022.

Performance da página